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Empreendimentos e recursos orçamentários:

Subdepartamento de operações:

PNB

1 - Implantação Conceito PBN – AIC 26/09 - TMA Brasília e Recife: 08 ABR 2010

  • Novas STAR/SID RNAV
  • Táxi de decolagem e pouso mais coerentes
  • DEP 11L/ ARR 11R (SBBR) Economia de 42.837l/dia
  • Rotas mais diretas e eficientes
  • Meio Ambiente Redução de 197.976Kg de CO2/dia
  • Certificação (aeronaves e tripulação) ANAC

2 - Implantação Conceito PBN – AIC 26/09 - Próximas TMA PBN

  • São Paulo e Rio
  • Novas STAR/SID RNAV e IAC APV/BARO-VNAV
  • 2011 mudança da estrutura de rotas TMA SP/ RJ


VFR SP

1 -Voo VFR TMA SP – AIC nº 5/10 (11 MAR 10) - Principais objetivos:

  • Unificação de publicações – Aviões e Helicópteros
  • Diminuição das restrições ao voo VFR
  • Aumento da capacidade da TMA
  • Prestação de serviço coerente com a realidade

2 - Voo VFR TMA SP – AIC nº 5/10 (11 MAR 10) - Avaliação inicial das modificações:

  • Melhoria do fluxo em SBMT e outros aeroportos que não operam IFR
  • Redução na carga de trabalho dos ATCO
  • Observações positivas dos usuários


TMA SP

  • 5 aeroportos de maior movimento 3 na TMA-SP
  • Maior taxa de crescimento nacional (13,85% x 7,56%)
  • Órgão que mais aplicou medidas ATFM APP-SP
  • Aumento de operações em SBKP (Azul / Alternativa)

Objetivo - Dobrar a capacidade até 2012

  • Serviço Vigilância Radar - CTR KP (MAR 2010)
  • APP SP assume os Serviços ATS do APP Campinas
  • Reativação das STAR RNAV
  • Manutenção da estrutura atual da CTR Campinas

Fase 1 – Setorização Dinâmica

  • Serviço Radar Final KP - Implantado
  • Divisão do atual Setor 1 - 06 MAIO 2010
  • Divisão do atual Setor 3 - 03 JUN 2010

RESULTADO ESPERADO
Aumento de 40% na capacidade da TMA


SAGITARIO - Sistema Avançado de Gestão de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional

  • Nova IHM baseada em conceitos EUROCONTROL
  • Novas formas integradas de Comunicação (AMHS, CPDLC, OLDI, AIDC, etc)
  • Novos Sensores de Vigilância (ADS-C, ADS-B)
  • Novo algoritmo de fusão de dados
  • Novas ferramentas (MTCD, edição gráfica da rota)
  • Novo algoritmo de sequenciamento de chegadas (AMAN)
  • Sistemas de geração de relatórios integrado
  • Dados salvos em meios diversos (Fita Magnética, DVD, HD)

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

ACC-CW: 2º Semestre 2010
ACC-RE: 1º Semestre 2011
ACC-BS:
2º Semestre 2011

PROJETO AIM

  • Gerenciamento da Informação Aeronáutica visando à integridade, rastreabilidade e oportunidade.
  • DCA 351-3 Diretriz de Implantação do Projeto de Gestão de Informações Aeronáuticas do SISCEAB – Projeto AIM-BR.
  • Foco na informação e não no produto como a filosofia atual.
  • Fornecimento de dados digitais de uma forma gerenciada, facilitando a utilização do usuário.
  • Acesso on-line à AIP, ao ROTAER, aos dados digitais de terreno e aos NOTAM.
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