Notícias

NotíciasSAC e ANAC devem se unir para proteger o Carlos Prates10/03/2023

Um movimento para a desativação do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte-MG, vem ocorrendo há alguns anos.

Por mérito das lideranças locais, organizadas em torno da VOA Prates - associação criada para justamente proteger o aeroporto - resultados imporantes foram conquistados no sentido de manter o aeroporto aberto.

Hoje, operam no Aeroporto Carlos Prates 2 empresas de manutenção de aviões, 22 hangares de apoio aeronáutico, 15 empresas, os Escoteiros do Ar, 5 escolas de formação de aeronautas (segundo maior polo formador de pilotos do país), dentre elas, o Aeroclube do Estado de Minas Gerais. Também opera no Aeroporto Carlos Prates a maior e mais moderna empresa de manutenção de helicópteros de Minas Gerais (2ª maior do Brasil), que realiza a manutenção das aeronaves do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, além das aeronaves públicas de transporte de órgãos e vacinas. Estamos falando do 2º aeroporto mais movimentado do estado de Minas Gerais.

Claramente, as operações hoje realizadas no Carlos Prates não seriam acomodadas na Pampulha, como argumenta quem advoga pelo seu fechamento, causando prejuízos irreparáveis à aviação.

A AOPA Brasil vem apoiando, na medida do possível, as ações de proteção do aeroporto. 

Entendemos que a SAC, que será liderada pelo até então Presidente da ANAC, Juliano Noman, tem todas as condições para no mínimo prorrogar os termos da portaria que o mantém operacional, até que as autoridades acolham os pedidos de transferência da infraestrutura, da União, para o Governo do Estado ou para a Prefeitura, ambos favoráveis a movimentação.

Aeroportos não se fecham, porque são ativos que jamais serão reabertos. E é claro que as autoridades tem o dever de manter tais infraestruturas vivas e capazes de gerar benefícios para a aviação e para a sociedade que servimos.

Leia abaixo manifestação extremamente clara de motivos apresentada pela VOA Prates.



Download PDF

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877