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NotíciasAviação Geral mais próxima da AVGAs sem chumbo01/09/2022

O FAA assinou um STC (Supplemental Type Certificate) que autoriza que a gasolina de 100 octanas, produzida segundo os padrões da General Aviation Modification Inc., possa ser usada imediatamente em todos os motores usados em todas as aeronaves movidas a pistão com ignição.

"Essa conquista é, sem dúvida alguma, a maior conquista da Aviação Geral nas últimas décadas, em todo o mundo. Com ela, abre-se concretamente espaço para que a aviação geral leve tenha futuro sem a dependência da gasolina com chumbo", comemora Humberto Branco, presidente da AOPA Brasil.

“Estou orgulhoso que o GAMI, o time do setor e o FAA tenham perseverado ao longo desses anos para chegar a um combustível que o FAA reconhecesse como uma alternativa viável ao AVGAs 100LL. É vital que encontremos as soluções para problemas que ameaçam o futuro da aviação desde os anos de 1970. Sem dúvida é o problema mais grave com que lidei desde que cheguei a AOPA", diz Mark Baker, Presidente da AOPA nos Estados Unidos, entidade que financiou parte da pesquisa e esteve a frente de toda a negociação técnica e institucional com o FAA.

No mesmo dia do anúncio da aprovação do STC, a AOPA Brasil deu conhecimento da conquista para a diretoria da ANAC, na pessoa do seu diretor Brigadeiro Luiz Ricardo. Agora, espera-se que tenhamos agilidade no entendimento dos termos do STC e de como o trabalho continua, com a viabilização da transição. "Não é um trabalho de hoje para amanhã, mas sem o STC aprovado, nada era possível", avalia Humberto.

Veja a manifestação pública da AOPA sobre o assunto no arquivo abaixo.



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