Notícias

NotíciasGrandes oportunidades de melhoria na percepção dos serviços de tráfego aéreo11/11/2019

A AOPA Brasil publica resultados da pesquisa de opinião realizada entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019 a respeito da percepção de segurança dos usuários a respeito dos serviços de controle de tráfego aéreo no Brasil.

"Os resultados desta pesquisa mostram um panorama que não surpreende. De um modo geral, avaliações abaixo do ideal dada a importância e complexidade da aviação. Resultados podem até ser contestados, mas não há como esconder: os usuários entendem que há muito a melhorar. Qualquer mensagem só vale pelo que o receptor entende. A mensagem percebida pesos usuários do sistema de tráfego aéreo é clara: precisa melhorar, de forma genérica", avalia o Comandante Miguel Ângelo Rodeguero, Conselheiro e Diretor de Segurança da AOPA Brasil.

A pesquisa demonstra como a combinação de complexidade, diferenças de interpretação de regras, inconsistência dos processos já nos planos de voo afetam negativamente a percepção sobre o sistema, que se agrava com a falta de integração e sensação de insegurança objetiva nos voos dentro de corredores visuais. Obviamente, quando a percepção de segurança no sistema é menor do que a desejável, qualquer preço cobrado é elevado, como os resultados apontam.

"Analisando-se os resultados de percepção de segurança à luz de métodos consagrados globalmente em pesquisas de percepção de segurança, vemos que a percepção não é ruim, mas está longe do ideal. O importante agora será compartilhar os resultados com os responsáveis pelo sistema de controle de tráfego aéreo e fazer como sempre fizemos: trabalhar juntos para melhorar onde há oportunidade", aponta Humberto Branco, presidente da AOPA Brasil.

Clique abaixo e baixe os resultados.



Download PDF

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877