Notícias

NotíciasNão se fecham aeroportos! 05/01/2022

Em 2021 a comunidade aeronáutica dispendeu energia enorme para tentar manter aeroportos abertos, particularmente o Campo de Marte (São Paulo-SP), Carlos Prates (Belo Horizonte-MG) e Brigadeiro Protásio (Belém-PA). 

A AOPA Brasil acompanha os três principais processos que ameaçam o fechamento de aeroportos da aviação geral em São Paulo, Belo Horizonte e Belém.

Campo de Marte: vitória da aviação e derrota de João Doria

A batalha contra a decisão do governador de São Paulo de fechar o Campo de Marte foi ganha, depois de muito esforço econômico e político de associações de usuários, da comunidade e entidades, que conseguiram articular a resolução favorável do problema. 

O Campo de Marte aberto é ainda mais importante quando se observa o cenário da concessão de Congonhas, que deve ocorrer em alguns meses. Os contratos de concessão da 7ª rodada exigirão investimentos na modernização do aeroporto, incluindo operações IFR, a mesma obrigação que o Ministério da Infraestrutura e a ANAC farão para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro-RJ.

Brigadeiro Protásio: tristeza com o encerramento e esperança com as novas operações em Val-de-Cãs

O fechamento do aeroporto Brigadeiro Protásio foi recebido com muita tristeza por toda a comunidade. Imagens com últimas decolagens e operações e o encerramento das operações foram desoladoras. 

O governo do estado do Pará estava decidido a realizar um novo projeto urbano que transformaria o aeroporto num parque público. 

Em um arranjo com o governo do Estado, o aeroporto de aviação geral foi encerrado, as operações transferidas para o Internacional e mais de R$ 20 milhões estão sendo investidos em obras para acomodar as operações da aviação geral. 

Há rumores que o governo do estado do Pará estuda a criação de outro aeroporto, nas imediações de Belém.

Carlos Prates: adiamento e negociações com os Ministérios da Infraestrutura, Economia e Prefeitura de Belo Horizonte

No último dia de 2021, uma Portaria do Ministério da Infraestrutura adiou o encerramento do Carlos Prates, como consequência principal do trabalho da associação de usuários VOA Prates, cuja atuação é bem vista inclusive no governo. 

Ao longo de meses de negociação, a Prefeitura de BH e o estado de Minas Gerais buscaram com a associação encontrar formas para manter o aeroporto aberto. No final de 2021 a Prefeitura finalmente se decidiu por manifestar seu interesse pelo aeroporto e, com isso, o encerramento foi adiado, para que a transição possa ser executada. 

Nesse momento, o grande esforço de negociação envolve os Ministérios da Infraestrutura e da Economia, uma vez que o ativo precisa ser retirado de projetos e fundos administrados pela Economia.

O trabalho da bancada de Minas Gerais no Congresso e do atual vice-prefeito de BH, Fuad Noman, também tem sido e continuará a ser essencial para a proteção do aeroporto.

A proteção do Carlos Prates se consolidará com a transferência da administração defiinitiva do aeroporto para o município e definição da nova administração.

"Esses três episódios só confirmam a tese que temos insistido há anos: não há aviação geral forte sem associações fortes. Isso não é diferente em nenhum lugar do mundo. Cidades sempre vão crescer para cima de aeroportos, que valem muito dinheiro. Sem associações de usuários fortes não há quem proteja aeroportos. A VOA Prates é o melhor exemplo de um trabalho bem feito por quem mais se interessa por um aeroporto, seus próprios usuários", avalia Humberto Branco, presidente da AOPA Brasil.




Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877