Notícias

NotíciasANAC simplifica e regulariza a instalação de diversos componentes.29/09/2023

Desde 2015, A AOPA Brasil participou da concepção, instalação e operação do BGAST - Grupo Brasileiro de Segurança para a Aviação Geral, em conjunto com diversas outras entidades muito relevantes, reguladores (ANAC e DECEA), empresas, aviadores, estudantes de aviação e especialistas.

Hoje, o BGAST é coordenado pelo Cmte. Raul Marinho, pela Cmte. Luciana Carpena Medeiros e é secretariado pela Secretaria de Segurança Operacional da ANAC, que desde o primeiro momento apóia e participa da iniciativa.

Como fruto do trabalho do BGAST a ANAC publicou recentemente a PORTARIA Nº 12.199, DE 18 DE AGOSTO DE 2023 (clique aqui) que instrui a instalação simplificada de Indicadores de Ângulo de Ataque (IAoA), equipamentos super disseminados nos Estados Unidos mas ainda pouco usados no Brasil. Essa portaria substitui uma política que já estava em vigor há bastante tempo, dando mais clareza e segurança para que proprietários de aeronaves da aviação geral comprem e instalem adequadamente esses instrumentos.

Outras simplificações estão a caminho e serão publicadas em breve, incluindo o próprio IAoA, mas também novos rádios VHF, tomadas USB, alimentação elétrica de iPads, luzes anticolisão, sistemas de entretenimento a bordo, GPSs para operações VFR, intercom, inversores estáticos e tomadas, relógios digitais, cronometros e horímetros, transponders, entre outros. Leia aqui maiores detalhes.

Sabemos que o modelo regulatório brasileiro não é simples. Mas o trabalho de associações, aviadores, servidores de ANAC, do DECEA e empresas gera resultado. 

A AOPA Brasil recomenda aos seus associados e à comunidade que se mantenham informados. Há formas mais simples para modernizar nossas aeronaves e precisamos estar atentos ao que a regulamentação nos proporciona. 




Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877