Notícias

NotíciasGoverno e ANAC lançam o VOO SIMPLES08/10/2020

Ontem foi lançado oficialmente o Programa Voo Simples. Por iniciativa do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, foi iniciado há algumas semanas um extenso trabalho pela Infraestrutura e pela ANAC para organizar e priorizar ações de curto, médio e longo prazo que buscarão, uma vez implementadas, retirar a aviação geral do atraso a que foi submetida nas últimas décadas.

Em diálogo com associações do setor, profissionais por elas indicados e especialistas, levando em conta a iniciativa do Engenheiro Ozires Silva, concluída em fevereiro de 2020 - o Fórum Brasileiro do Transporte Aéreo - a ANAC e o Ministério da Infraestrutura puderam fazer seu trabalho inicial e encontrar as primeiras 52 frentes de trabalho que começaram a ser movimentadas (veja lista oficial no link abaixo).

A AOPA Brasil trabalhou desde o primeiro momento nessa iniciativa. Priorizamos a inclusão, no Programa, de temas que já estavam sendo negociados há meses e que precisam ser definitivamente resolvidos. Dentre eles, destacamos a resolução do problema do sobrevoo de áreas densamente povoadas por aeronaves experimentais, burocracias variadas relacionadas às operações de voo, custos com tarifas aeroportuárias e de navegação e criação de formas que façam o combustível de aviação chegar em mais lugares a menores preços.

"O Programa Voo Simples tem várias finalidades: a primeira delas é colocar luz, pela primeira vez em décadas, sobre a importância de fazer a aviação geral brasileira operar. Participar do lançamento de um Programa com essa ambição, com a presença do Presidente da República, dos Ministros da Infraestrutura, Economia, Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional, além de toda a diretoria da ANAC e da Secretaria de Aviação Civil foi uma honra enorme pois dá a devida noção da importância que pode se dar, a partir de agora, para a aviação geral brasileira, a 2ª maior do mundo, que não pode continuar sendo tratada da maneira como veio sendo nesses últimos 20, 30 anos", aponta Humberto Branco, presidente da AOPA Brasil.

"Se engana quem achar que o Programa Voo Simples é o fim de um trabalho. Trata-se do começo da solução. A maioria das medidas não tem implementação imediata e nosso trabalho de viabilização dessas iniciativas com o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, com o presidente da ANAC, Juliano Noman e sua equipe, bem como com Ronei Glanzmann, da SAC, superintendentes da ANAC e seus técnicos já começou ontem mesmo. Há muito a ser feito, começando por concluir correções que já deveriam estar resolvidas, como é o caso das aeronaves Experimentais em áreas densamente povoadas, cujos estudos e soluções estão praticamente prontas", analisa Humberto.

A AOPA Brasil criará grupo interno de trabalho para se posicionar quanto a todas as medidas do programa e em parceria com o SINDAG - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, irá executar agenda de acompanhamento das ações, com o Ministério da Infraestrutura e com a ANAC.



Download PDF

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877