Notícias

NotíciasANAC com nova diretoria: grandes expectativas e responsabilidades05/11/2020

A ANAC divulgou hoje em seu site que quatro diretores foram nomeados para preencher vagas na Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As nomeações no Diário Oficial da União (DOU) ocorreram após os indicados pelo Presidente da República passarem por aprovação no Plenário do Senado Federal no dia 20 de outubro. A indicação para o novo Ouvidor da Agência também passou pelo mesmo processo. Três dos quatro diretores nomeados já cumprem mandato de Diretor ou Diretor-Substituto na Agência e são servidores públicos. A Diretoria é composta por cinco vagas e uma delas ainda permanece desocupada. 

Juliano Noman, Ricardo Catanant, Tiago Pereira e Rogério Benevides Carvalho agora compõem de maneira definitiva suas posições, uma vez que estavam até aqui preenchidas de maneira interina, dado que as nomeações realizadas anteriormente não haviam sido concluídas com as respectivas sabatinas pelo Senado Federal.

A AOPA Brasil convive com a ANAC desde antes da sua criação, ainda no período de transição do DAC (Departamento de Aviação Civil). Participamos ininterruptamente do Conselho Consultivo da Agência, na cadeira da Aviação Geral, dezenas de grupos de trabalho e um sem número de iniciativas que buscaram manter a aviação geral brasileira operando.

Esses 15 anos foram preenchidos com muito trabalho, várias negociações, alguns desentendimentos, períodos de confiança e alguns lapsos de falta de diálogo profissional e construtivo.

Juliano, Catanant, Tiago e Benevides ocupam essas posições talvez diante da mais grave crise do setor aéreo global. Ao mesmo tempo, testemunhamos o mais amplo horizonte de oportunidades de modernização regulatória e operacional jamais visto.

A AOPA Brasil tem toda a certeza que essa diretoria agora empossada, bem como as equipes de superintendências e gerências, possuem todas as prerrogativas necessárias para reconstruir o diálogo com a comunidade aeronáutica, promover mudanças e melhorias há muitos anos perseguidas e implementar um novo patamar de interação entre a ANAC e a aviação brasileira, em conjugação com o Ministério da Infraestrutura.

Esse sempre foi o espírito do trabalho da AOPA Brasil e temos hoje certeza que é a disposição dessa diretoria, composta por profissionais em quem podemos confiar mesmo em circunstâncias onde possamos ter posicionamentos divergentes, quando a credibilidade das relações é realmente testada.




Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877