Notícias

NotíciasAOPA Brasil na busca por autosserviço de abastecimento em aeroportos05/03/2022

Há quase 2 anos, a AOPA Brasil já alertava para os efeitos da má regulação, do dirigismo e dos cartéis na aviação brasileira. Leia aqui "Aviação à moda Russa, no Brasil", publicado em nosso site e redes sociais em março de 2019.

De lá para cá é verdade que o país se movimentou na redefinição do modelo de concessões aeroportuárias e na busca pelo cancelamento de processos e normas absolutamente inadequadas - em alguns casos ridículas - que agregavam custos e nenhum benefício para o setor aéreo.

O avanço é sempre muito mais lento do que gostaríamos que fosse. Não bastasse a demora para que medidas tenham efeito, ainda passamos por uma Pandemia e por duas crises de qualidade de combustível no Brasil, a primeira delas provocando milhões em prejuízos a centenas de operadores que viram, literalmente, gasolina ruim vazando pelos tanques. Isso tudo nas barbas das autoridades aeronáuticas - que pouco ou nada fizeram para proteger a comunidade - e com a conivência da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que contra todas as evidências, insiste até hoje que "o combustível (adulterado) atendia a padrões de qualidade" (sic). Um verdadeiro absurdo.

"A AOPA Brasil tem clareza que a aviação geral brasileira só terá oxigênio novo em relação ao seu principal insumo - os combustíveis - se novos modelos de distribuição forem testados e disseminados. Autosserviço e tanques próprios - coisa que é a realidade há 40, 50, 60 anos pelo mundo, precisa virar realidade também no Brasil. É inexplicável e inadmissível que o Brasil continue a operar o cansado modelo Petrobras - distribuidor - revendedor - consumidor. Somos literalmente reféns de cartéis instalados em aeroportos há décadas, que precisam ser substituídos por concorrência, liberdade de fontes de abastecimento e autosserviço", aponta Humberto Branco, presidente da AOPA Brasil.

Nesse caminho, na semana passada a AOPA Brasil, representada pelo seu associado Cmte. André Danita, realizou visita técnica em instalações de autosserviços localizados no aeroporto de North Perry (KHWO), nos arredores de Ft. Lauderdale, na Florida. Por intermédio da AOPA USA, André teve a oportunidade de conhecer as instalações e as operações de revendedor com autosserviços, comprovando a facilidade e alta segurança do sistema que já existe por lá há décadas.

A visita técnica do Cmte André Danita fez parte de um esforço maior da AOPA Brasil, que envolve uma empresa brasileira líder na automação de postos de abastecimento, um distribuidor de combustível aeronáutico e concessionários aeroportuários. 

"A intenção é viabilizar, no menor espaço de tempo possível, uma operação nova de autosserviço de abastecimento em alguns aeroportos, para comprovarmos para as autoridades que um modelo consagrado pode funcionar muito bem no Brasil. Diretores da ANAC e o Secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura estão cientes do esforço da associação e até aqui demonstraram estar dispostos a colaborar para que a modernização ocorra.", informa Humberto. 

A AOPA Brasil agradece a disposição e o compromisso do Cmte. André Danita por ter viabilizado essa importante visita técnica e esperamos ter notícias sobre avanços concretos em breve.




Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877