Notícias

NotíciasAviação é setor para especialistas, ainda mais em posições no governo.05/12/2022

Este ano a AOPA Brasil completou 50 anos de existência no Brasil.

Desde 1972, em caráter voluntário, técnicos, aviadores e proprietários de aeronaves se mantém reunidos para defender a aviação geral brasileira. Ao longo desses 50 anos, nossa Associação já lidou com muitos tipos de interlocutores diferentes nas autoridades da aviação nacional. Desde a época do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil), ligado ao Comando da Aeronáutica, passando pela constituição da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e por diferentes configurações da Secretaria de Aviação Civil (SAC), nossa Associação trabalha para que o Brasil possa integrar mais de 4.000 campos de pouso e aeródromos em todo o território nacional, com aeronaves e aviadores devidamente treinados e equipados.

O Brasil nunca poderá contar somente com a Aviação Regular para sua integração. Hoje, ao redor de 150 aeroportos são conectados por voos comerciais regulares. Os outros mais de 3.800 aeródromos são conectados pela aviação geral, que ainda é responsável por serviços de transporte aeromédico, taxis aéreos e toda a aviação de negócios e aviação agrícola, essa última, instrumento indispensável e insubstituível para que o Brasil seja a potência global que é no agronegócio.

Reconhecemos que, nos últimos anos, o governo federal, através da ANAC e da SAC, avançou muito para tornar a nossa aviação menos onerosa, mais eficiente e segura. Claro que ainda há muito a ser feito, mas nosso diálogo com o governo foi técnico, respeitoso (em especial na divergências) e pautado no bem maior de fazer a aviação operar pelo país e pelos brasileiros. Embora haja muito ainda a ser feito, temos plena confiança no atual perfil da diretoria da ANAC e não podemos deixar de enaltecer o trabalho realizado pela equipe técnica do Ministério da Infraestrutura e da SAC ao longo desse período.

Com um processo de transição em andamento, nomes de potenciais indicados para lidar com as polítcas da aviação começam a circular, em ambientes formais e informais. Por essa razão, entendemos ser importante chamar atenção da comunidade aeronáutica a respeito das nossas preocupações e expectativas.

A AOPA Brasil tem total tranquilidade para dizer que, dado um contexto potencial de transição, só pode esperar continuar a se relacionar com quem detenha comprovada experiência na área, transportes, segurança operacional e infraestrutura, com histórico respeitável na aviação. Somos um setor que demanda a combinação do conhecimento técnico com a natureza estratégica da atividade. A qualidade das nossas operações e regulação depende de conhecedores do assunto técnico, que entendam o papel de cada segmento da aviação para o sistema como um todo. Nossas atividades requerem conhecimento, experiência, plena integridade e total atendimento dos requisitos de governança para ocupação de cargos públicos, aspecto do qual temos certeza que os órgãos da União estejam trabalhando para proteger a sociedade.

Eventuais cenários que não combinem integridade técnica e pessoal são absolutamente inaceitáveis para a segurança e eficiência do setor aéreo brasileiro.




Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877