Notícias

NotíciasExperimentais em áreas densamente povoadas: ANAC deve resposta04/06/2021

Desde 2019 a AOPA Brasil vem trabalhando formalmente no processo de regularização do sobrevoo de áreas densamente povoadas por aeronaves experimentais no Brasil.

Em julho de 2021 esse processo completará seu segundo aniversário.

Ao longo dos últimos meses, a AOPA Brasil reuniu-se com Superintendente, Técnicos e Diretores da ANAC para tratar do assunto, manifestando o grande desconforto gerado pela morosidade da ANAC em resolver uma questão já pacificada em outros países. A segunda maior frota de aeronaves experimentais do mundo não pode continuar à margem das normas no Brasil. A ANAC não pode prorrogar por mais tempo essa decisão, já discutida tão amplamente com a comunidade.

Em nossa última reunião com técnicos e diretores da agência reiteramos os pontos que já apresentamos formalmente na Consulta Setorial (veja documento abaixo para download) e reforçamos o ponto da absoluta urgência da agência manifestar-se. 

A demora e a falta de informações por parte da Agência, inclusive com acúmulo de descumprimento de prazos para a publicação da IS são injustificáveis, mantém a insegurança jurídica e depõem contra o discurso de modernização e celeridade que a atual diretoria tem pregado.

A AOPA Brasil prefere uma norma imperfeita, mas publicada, do que discussões sobre a perfeição que não se traduzam num posicionamento formal a partir do qual se possa trabalhar para aprimorar.



Download PDF

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877