Notícias

NotíciasAVGAS 100LL no Brasil: baixa percepção de qualidade e riscos à segurança.30/09/2021

Quase 80% dos pilotos conhecem alguém que tenha passado por evento que comprometeu a segurança de voo por causa da falta de oferta de AVGAS nos aeroportos. Voar com menos alternativas, ter que pousar em local não inicialmente planejado e até mesmo desistido do voo por incerteza quanto a oferta de gasolina de aviação ao longo da rota, são fatos que tem se tornado, infelizmente, parte do dia-a-dia de quem opera a aviação geral no Brasil. A disponibilidade de AVGAS tornou-se variável que pode estar afetando a segurança operacional da aviação geral brasileira.

60% percebem que a AVGAS 100LL comercializada no Brasil hoje em dia tem qualidade inferior a que tinha no passado. Os problemas dos últimos meses estão refletidos no nível de confiança e percepção de qualidade dos operadores. Essa percepção tem razão de ser: os problemas com a qualidade viraram notícia em todo o Brasil e mesmo quem não é do meio aeronáutico ficou impactado negativamente com as evidências. Um produto que é crucial para a segurança das operações aeronáuticas teve sua credibilidade abalada por eventos que afetaram centenas de operadores.

Essas e outras respostas indicam claramente o problema enfrentado pela 2ª maior frota de aviação geral do mundo: qualidade e oferta de gasolina de aviação estão comprometidas no Brasil, mesmo com os preços tendo alcançado os maiores patamares em décadas.

Uma política que revigore a distribuição do combustível no Brasil é crítica não só para o futuro das operações da 2ª maior frota de aviação geral do mundo, mas para garantir a segurança de voo. Com a palavra, as autoridades, que têm o dever de zelar pela confiabilidade das operações de aviação no Brasil.

Faça o download do sumário da pesquisa clicando abaixo.



Download PDF

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877