NotíciasLembra do Caos Aéreo? Indicações podem retroceder a ANAC em 20 anos04/04/2025
Você lembra do "caos aéreo" em 2006, 2007?
Você lembra de diretores da ANAC que não entendiam absolutamente nada de aviação?
Você lembra de uma ANAC fraca, frágil, desorganizada, que trabalhava contra a aviação?
Você lembra de regras inúteis, desatualizadas, que praticamente implodiram a aviação brasileira?
Você lembra da época em que diretor da Agência de Aviação não conhecia o que era uma aeronave, um aeroporto, ou como é a vida de um aviador ou de um proprietário de aeronave?
Você lembra das consequências de uma Agência dirigida por pessoas que não eram do ramo?
Você lembra dos acidentes aéreos que aconteceram por causa dessa bagunça?
A AOPA Brasil lembra muito bem de tudo isso. E muito mais.
Por isso, há meses, a Associação tem acompanhado com muita atenção as indicações do governo federal para as Diretorias da ANAC.
Prepare-se para turbulências à frente: a AOPA Brasil sabe que se os planos do governo derem certo, uma diretoria técnica, formada por pessoas escolhidas com os critérios que a Lei determina, será gradualmente substituída por apaniguados políticos que não entendem absolutamente nada da aviação civil.
Nas próximas semanas, a AOPA Brasil, com outras entidades amigas, irá explicar os riscos que estão colocados, como a ANAC pode retroceder 15, 20 anos e a aviação brasileira se tornar motivo de deboche internacional e, o pior, de retrocesso de um longo processo de amadurecimento da Agência.
Uma diretoria hoje formada por gente técnica e de reputação pode ser gradualmente substituída por "apadrinhados políticos". Alguns deles que têm como maior experiência atividades de aeromodelismo quando criança.
Fique atento. As próximas semanas serão agitadas.