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NotíciasAutoridade técnica ocupa lugar dos demagogos e falastrões10/08/2024

A comunidade aeronáutica logicamente está consternada com a tragédia de ontem envolvendo aeronave da VoePass. 

A sociedade civil, de modo geral, nunca achará normal um acidente daquelas proporções. A consternação dessa natureza só será aplacada com explicações dadas por profissionais do ramo, que têm a autoridade técnica e moral para explicar o que é "inexplicável".

O posicionamento histórico das autoridades aeronáuticas brasileiras sermpre foi extremamente cuidadoso quando acidentes aéreos ocorreram. 

Em alguma medida, essa forma de lidar com eventos trágicos, poderia ser "aceitável" enquanto não vivíamos em um ambiente tão conectado, de replicações instantâneas de notícias e imagens. 

Nesse novo contexto a forma como as autoridades aeronáuticas precisam responder a eventos catastróficos também precisa mudar.

Esperar meses, anos, por uma explicação técnica a uma tragédia aeronáutica não é mais uma opção para uma sociedade hiperconectada.

Ontem, pela primeira vez no Brasil, em poucas horas, se viu algo realmente novo: aviadores, de alta patente da Força Aérea Brasileira, estavam a postos, diante da sociedade, para demonstrar que embora não se tivesse respostas completas ou imediatas para o acidente, profissionais do ramo estavam a frente das investigações e, assim que novidades ou evidências fossem analisadas, respostas seriam dadas. 

Vimos a ANAC e o CENIPA juntos, rapidamente de frente para a sociedade, cumprindo seus papéis de autoridades técnicas, com capacidade de resposta tempestiva, respeitosa e qualificada.

Um dos aviadores que representou a ANAC, ontem, foi o Brigadeiro Luiz Ricardo, diretor da Agência. 

Ao vê-lo na coletiva de imprensa, a comunidade aeronáutica e a sociedade como um todo, pôde ter acolhimento à consternação, simplesmente porque pessoas com estatura técnica e moral estavam ali, explicando como uma investigação se daria, o que já se estava fazendo, quais as prioridades e expectativas quanto a apuração das causas dessa tragédia.

O vácuo de informações vinha sendo preenchido por Youtubers demagogos, desrespeitosos e gananciosos, que há muito tempo trocaram a dignidade por dinheiro vindo de cliques a qualquer custo. 

A AOPA Brasil congratula a ANAC e o CENIPA pela postura e espera que se torne a norma. Menos "caça-cliques" e mais autoridade técnica e moral. A aviação precisa e merece isso.




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