Conheça a AOPA Brasil e nossas conquistas

AOPA Brasil- Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, fundada no Brasil em 1.972, tem como finalidade estatutária a representação da aviação geral junto aos órgãos gestores da Aviação Civil Brasileira.

Está filiada ao Conselho Internacional das Associações de Pilotos e Proprietários de Aeronaves - IAOPA, entidade que congrega 68 países que mantém associações de pilotos, e faz parte do Conselho da ICAO, onde participa como representante da aviação geral em todo o mundo.

Nestes anos em que está funcionando a AOPA Brasil, através de suas gestões tem conseguido várias conquistas para a aviação geral, entre elas podemos destacar a autorização para o voo por instrumentos em aviões monomotores, isto porque o DAC exigia que este tipo de voo fosse realizado em aeronaves bimotores.

Atualmente conseguimos junto a ANAC tornar o TBO de motores de aeronaves regulamentadas pelo RBAC 91, portanto da aviação geral, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, como medida recomendatória, não mais obrigatória, independentemente do número de anos que este motor está em uso.

Outro objetivo da AOPA Brasil é a simplificação do exame médico para piloto privado, onde se busca mais objetividade e menos burocracia.

A AOPA Brasil no desempenho de suas funções estatutárias, é membro do Conselho Consultivo da ANAC desde sua instalação, onde representa a aviação geral.

Participa também do Grupo Especial de Planejamento do Controle do Espaço Aéreo junto ao DECEA – Diretoria de Controle do Espaço Aéreo do Ministério da Defesa.

Pular para a barra de ferramentas