A APPA e a ANAC se reuniram entre os dias 12 e 14 de Janeiro, com Diretores e suas equipes, tanto do FAA – Federal Aviation Administration, quanto da AOPA – Aircraft Owners and Pilot Association, em Washington-DC.
O objetivo principal dessa missão foi construir elos que permitam a integração entre diversas iniciativas de Segurança Operacional que são necessárias no Brasil, com aquilo que já é feito nos EUA, em parcerias do FAA com a AOPA, em especial para o recém criado BGAST (Brazilian General Aviation Safety Team), do qual a APPA participa.
Tivemos a oportunidade de conhecer os principais Programas do FAA para a Segurança Operacional, em especial o FAASafety (https://www.faasafety.gov/) e o GAJSC (http://www.gajsc.org/). Ambos os programas são totalmente baseados em análises de dados sobre acidentes e incidentes aeronáuticos profundamente sólidas. Uma das principais fontes de informações para ambos os programas é proporcionada pela AOPA, através do seu ASI (Air Safety Institute), que desde 1950 estuda acidentes aéreos com a aviação geral nos Estados Unidos (http://www.aopa.org/Pilot-Resources/Air-Safety-Institute).
Como resultado dessa visita, a APPA já está avançando com propostas para que a ANAC facilite a modernização de aeronaves e o uso da tecnologia em benefício da segurança. Nos Estados Unidos, o FAA já comprovou que menos acidentes aconteceram quando mais pilotos puderam contar com novas tecnologias a bordo, tais como GPSs (que praticamente acabou com acidentes envolvendo colisão com o terreno), Indicadores de Ângulo de Ataque, Pilotos Automáticos e todos os tipos de aplicativos que possam aumentar a consciência situacional dos pilotos. De longe, o maior causador de mortes na aviação norte-americana decorrem de acidentes provocados por perda de controle em voo e com algumas poucas tecnologias a bordo, esses acidentes podem ser evitados.
A APPA recomenda aos seus associados e toda comunidade que acessem os seguintes links de informações:
Em breve, como parte dos resultados dessa viagem, a APPA pretende anunciar novidades também em relação à sua parceria com a AOPA-EUA.
Bons Voos!
%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas