A AOPA - American Owners and Pilot Association, através do ASI - Air Safety Institute, divulgou o vídeo Margins of Safety: Avoiding Power On Stalls (Margens de Segurança, prevenindo estóis com potência.

Trata-se do último material de divulgação do ASI, tratando de uma das maiores causas de acidentes fatais nos Estados Unidos e, possivelmente, também no Brasil.

Segundo os produtores, ano após ano, estois não intencionais estão entre as causas principais de acidentes na aviação. O estol com potência é praticado durante o treinamento (como aqui no Brasil), mas num cenário controlado e coordenado, a altas altitudes. Estóis não intencionais durante decolagens ou arremetidas são repentinos, rápidos e assustadores. A baixa altura, mesmo uma leve perda de controle da aeronave pode ser irrecuperável. O vídeo explica a diferença entre os estóis praticados nos treinamentos e os da vida real, a aerodinâmica envolvida nessas situações e como a perda de sustentação pode ocorrer durante decolagens e arremetidas, não se esquecendo de mencionar as respectivas técnicas de prevenção.

A APPA, no Brasil, participa ativamente do BGAST - Brazilian General Aviation Safety Team e entre outras ações, tem contribuido para que possamos contar com o rico e vasto conhecimento da AOPA e do ASI para as futuras ações de prevenção e investigação de acidentes aéreos no Brasil.

Esse vídeo é gratuito e todo piloto deveria assisti-lo.

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas