Attention

A ANAC publicou a IS 91.409, que diz respeito a extinção do "TBO" de motores e demais componentes que não estiverem sujeitos a limitações compulsórias por calendário ou por tempo de uso, para aeronaves a pistão operando sob o RBHA 91.
Baixe aqui: IS91409-001A.
Embora o Artigo 409 do RBHA 91 já tivesse sido alterado, a ANAC devia a publicação dessa IS para sanar dúvidas a respeito do assunto.
A APPA participou desse trabalho desde a origem, quando discutiu judicialmente a questão, ainda na época do DAC.
De lá para cá essa discussão saiu do campo judicial para o administrativo, quando a revisão no Artigo 409 do RBHA 91 foi feita.
Recentemente, notou-se a falta da IS, que foi publicada pela ANAC no final de Maio.
A APPA participou do processo, sugerindo a ANAC que detalhasse alguns pontos (por exemplo, quanto a atualização de Programas de Manutenção e explicações mais claras sobre o que deveria ser feito nas anotações de cadernetas e Fichas de Inspeção que ainda constavam vencimentos baseados nas regras anteriores).
A IS é detalhada e serve para orientar proprietários e oficinas sobre a questão. Vale a pena conhecê-la e discuti-la com a sua oficina de confiança, sempre lembrando que a Segurança do seu Voo tem que estar em primeiro lugar.
%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas