Logo_ANAC

Muitas das mazelas vividas hoje pela comunidade aeronáutica brasileira são consequências do não funcionamento da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil brasileira.

Essa falha de funcionamento não é causada só dentro da ANAC, por causa das pessoas que trabalham lá. Problemas internos, má vontade deliberada dos servidores, regulamentos escritos por gente de escrivaninha, corrupção (a ANAC teve um Diretor exonerado no dia 31 de Dezembro de 2013 por esse motivo), desorganização e falta de respeito são sim parte da rotina de órgãos públicos no Brasil. Na ANAC isso não é diferente. Mas não se pode dizer que seja a regra. Há muita gente buscando trabalhar seriamente lá dentro, em toda a hierarquia.

A causa de toda a falha funcional da Agência tem a ver, entre outras coisas, com a forma como o governo federal atua. O desprezo pelas instituições de Estado é total. Embora agências como a ANAC tenham sido criadas para ser permanentes, do país, criadas constitucionalmente, com poder e autonomia, o governo trabalha diariamente para sufocá-las. Tirar suas capacidades, sabotar orçamento, retirar recursos, destruir.

Isso não é uma constatação só da APPA. Qualquer analista atento da realidade percebe que esse é o cenário. As Agências Regulatórias estão literalmente subordinadas ao governo, aos seus interesses, visões equivocadas e simples desconhecimento de matérias técnicas, como é o caso da Aviação.

Essa situação não tira a responsabilidade da ANAC em relação aos problemas que enfrenta e a má prestação de serviços aos usuários, principalmente pilotos, proprietários de aeronaves, escolas de voo, trabalhadores do setor e oficinas mecânicas, que dependem da Agência para operar. Porém não nos resta dúvida: sem recursos, sabotada pela patrulha interna e externa, submetida a interferências governamentais, não há como a Agência trabalhar direito, mesmo com o melhor esforço de grande parte dos seus técnicos sérios.

A comunidade aeronáutica precisa ter claro essa situação, para atirar pedras no lugar certo, do jeito certo. Devemos trabalhar com a ANAC, como temos feito, para conquistar e preservar direitos, mas sabendo que o momento é de forte desmantelamento das instituições de Estado. A ANAC e grande parte dos seus servidores têm medo do governo. E isso é terrível para a Aviação e para o Brasil.

Assista e divulgue nosso vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Kp2uslSL64w

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas