DECEA_Logo

A APPA-AOPA Brasil interage permanentemente com o DECEA, buscando acompanhar os projetos em andamento, influenciando-os, naquilo que é possível, no sentido de garantir espaços para a Aviação Geral. O acompanhamento direto de projetos, como por exemplo os que revisaram as REAs e REHs (Rotas Especiais de Aeronaves e Helicopteros) sob a Terminal São Paulo é um bom exemplo do trabalho.

O objetivo é tornar o diálogo entre a APPA e o DECEA ainda mais ativos, com o envolvimento maior dos associados nas discussões e iniciativas. O nosso associado Cmte. Luis Meloni chama a atenção para os tópicos abaixo, envolvendo as mudanças em curso:

1) Desde ontem, ciclo de outubro (17/10/2013),  estão disponíveis novas Cartas de Rota L e H, agora numeradas de 1 a 9 e com novo formato. Recentemente ocorreram mudanças no ICA ( Instituto de Cartografia Aeronáutica), com implantação de novos Sistemas de informação e Banco de dados AIM. O próprio formato do Rotaer esta diferente, como muitos devem ter observado. As mudanças com relação as Cartas anteriores, alem do formato e numero, são, pelo que nos foi informado, poucas. Observem, por exemplo que a Terminal Bauru mudou de FIR e esta um pouco "ampliada". Vale a pena consultar a região que usualmente voam para verificar se ocorreram mudanças, principalmente de limites de FIR, como informado.

2) No ciclo de atualização de dezembro próximo (12/12/2013), teremos novas Cartas de Rota, já também disponíveis na AISWEB para consulta. Estas novas Cartas incluem a implantação do PBN no eixo SP-RJ, alem de muitas outras mudanças: Limites de Terminal, novos fixos, Brasilia, etc.

A mudança é grande e certamente trará muitos impactos em várias regiões, alem das consequências praticas que foram tomadas ou estão em andamento: mudanças de painéis, homologações, treinamentos de pilotos e controladores, etc. Igualmente teremos novas SID, STAR, IAC, etc.

3) Também neste próximo ciclo de dezembro haverá a mudança na circulação VFR da terminal São Paulo. A nova instrução esta disponível (http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3932) e as novas cartas com o desenho da REA e REH em processo de liberação, que podem ser acessadas com antecedência clicando aqui (ressaltamos que os Novos Corredores só entrarão em vigor em dezembro de 2013!). Estas novas cartas já incluem a mudança geográfica de abrangência da Terminal São Paulo.

Certamente a mudança de 12/12/2013 terá um alto grau de complexidade e exigirá um boa preparação de todos os envolvidos. Manteremos todos informados de noticias que sejam repassadas para nós e a disposição para qualquer outra informação ou questão.

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas